A Taxa Referencial – TR – é uma taxa mensal criada para servir de referência para a taxa de juros no brasil, numa tentativa de controlar a inflação durante o governo Collor, no início dos anos 90.
Atualmente, a TR é usada como fator de correção monetária de empréstimos, FGTS e investimentos, conhecida principalmente por quem faz aplicações na caderneta de poupança.
Controlada pelo Banco Central do Brasil, o governo pode manter a Taxa Referencial no valor que desejar. Nos últimos anos, o valor da Taxa Referencial é zero.
Levando-se em conta que a Taxa Referencial define os rendimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e ela se encontra zerada há alguns anos, significa que o FGTS não está rendendo como deveria, perdendo (e muito) para a inflação.
Você tem alguma dúvida sobre imóveis, crédito e mercado imobiliário? Pode mandar aqui pra gente, o Blog dos Imóveis Responde!
Clique aqui e envie a sua dúvida: Blog dos Imóveis Responde
Leia também: Caixa lança linha de crédito imobiliário atualizada pelo IPCA
Financiamento Imobiliário IPCA, como funciona
Blog dos Imóveis
Um portal de conhecimento direcionado ao mercado imobiliário e relacionados, que espera levar ao público, empresários e investidores informações pertinentes e relevantes sobre o mercado de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, Litoral e Distrito Federal.