A Caixa Econômica Federal vai liberar nova linha de crédito imobiliário com juros inferiores a 10% ao ano.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que o banco vai lançar uma nova linha de crédito imobiliário com juros prefixados, ou seja, quem contratar o crédito, vai saber quanto vai pagar durante todo o período.
Atualmente, a Caixa oferece apenas linhas de crédito corrigidas pela Taxa Referencial (TR) ou IPCA. Guimarães espera que a nova linha de crédito incentive outros bancos a se tornarem mais competitivos e criarem novas opções de financiamento.
O banco já fez uma revolução no mercado de crédito imobiliário quando anunciou, em 2019, uma linha de crédito atrelado ao IPCA, obrigando todos os bancos a reduzirem drasticamente as suas taxas, já que o novo produto se tornou muito atrativo ao consumidor. Depois da Caixa, 16 bancos passaram a oferecer a nova modalidade de crédito, de acordo com o Banco Central.
“Isso é importante porque você poderá contratar crédito imobiliário de 30 a 35 anos e saber quanto pagará pelos próximos 30 ou 35 anos”, informou Guimarães, referindo-se à modalidade de crédito imobiliário cuja correção será feita por um percentual prefixado.
Leia também:
Caixa lança linha de crédito imobiliário atualizada pelo IPCA
Financiamento Imobiliário IPCA, como funciona
De acordo com informações da Associação brasileira das entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), a Caixa concedeu R$ 26,6 bilhões em crédito em 2019, o dobro do valor liberado em 2018. O número de imóveis financiados também aumentou, passando de 55 mil para 100 mil.
Confira o conteúdo que você vai encontrar este artigo:
Novo financiamento imobiliário prefixado da caixa inicia dia 21 de fevereiro
A nova linha de crédito imobiliário foi anunciada em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Economia Paulo Guedes.
O novo crédito conta com taxas fixas de 8% a 9,75% ao ano e pode ser contratado para até 80% do valor do imóvel.
A taxa mínima de 8% vale para imóveis novos e usados, com financiamento de até 10 anos.
Para financiamentos com duração de 20 anos, a taxa mínima é de 8,5%.
Para financiamento em até 30 anos, a taxa mínima será de 9%.
Quem possui conta corrente com a Caixa, além de possuir outros produtos contratados com o banco, pode obter as taxas básicas mais baixas.
A taxa básica para quem não é correntista do banco, para um financiamento em até 30 anos é de 9,75%.
Vantagens do crédito imobiliário prefixado
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, citou algumas das vantagens da taxa fixa para financiamentos imobiliários, dentre elas:
- Transferência do risco do cliente para o banco
- Previsibilidade das prestações
- Possibilidade de securitização, ou seja, de venda de carteira.
O valor da prestação muda conforme o sistema de amortização
A Caixa informa que o consumidor poderá escolher entre sistemas de amortização SAC, para contratos de até 360 meses, e Price, para financiamentos em até 240 meses. Ou seja, a taxa de juros é fixa, porém, os valores das prestações mudam de acordo com o sistema escolhido.
Financiamento Imobiliário Prefixado SAC: O valor da prestação será decrescente. O tempo máximo de financiamento é de 360 meses – 30 anos.
Financiamento Imobiliário Prefixado PRICE: A prestação terá um valor fixo. O tempo máximo de financiamento é de 240 meses – 20 anos.
Blog dos Imóveis
Um portal de conhecimento direcionado ao mercado imobiliário e relacionados, que espera levar ao público, empresários e investidores informações pertinentes e relevantes sobre o mercado de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, Litoral e Distrito Federal.