O que é SELIC?
O que é taxa SELIC e como ela interfere no seu dia a dia

O que é taxa SELIC e como ela interfere no seu dia a dia

A taxa SELIC tem chamado muito a atenção nos últimos meses no Brasil, sendo mencionada toda hora em todos os lugares, porque foi reduzida duas vezes este ano. Mas o que é a taxa SELIC?

O que é a taxa SELIC

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia – SELIC – é taxa utilizada para controlar empréstimos entre os bancos. O Comitê de Política Monetária do Banco Central – COPOM – é quem define essa taxa e estabelece critérios para a economia no Brasil, que interferem diretamente no dia a dia dos brasileiros.

Para explicar de uma forma bem simplificada, a SELIC é a taxa média ajustada dos financiamentos diários efetuados entre os bancos.

Os bancos necessitam de dinheiro em caixa para concluir todas as suas operações diárias. Basicamente, quando falta dinheiro, o banco faz empréstimo com outro banco e esse valor é devolvido no dia seguinte, com juros baseados na taxa SELIC.

Como a taxa SELIC interfere no seu dia a dia?

Quando a taxa SELIC é reduzida, como já aconteceu duas vezes em 2019, o custo de captação dos bancos também diminui. Assim, os bancos conseguem emprestar dinheiro aos clientes com juros menores, já que, para a instituição, o custo também foi mais baixo.

Quando a taxa de juros dos bancos sobe, os juros cobrados em financiamentos, empréstimos e cartões de crédito também ficam mais altos, reduzindo o poder de compra da população.

Quando a taxa SELIC está baixa, fazer financiamentos e utilizar o crédito fica mais barato, já que os juros dessas operações também ficam mais baratos, estimulando o consumo.

Leia também:

Caixa prepara novo crédito imobiliário e redução de juros de financiamentos

Caixa anuncia redução nas taxas de juros de crédito imobiliário

Você tem alguma dúvida sobre imóveis, crédito e mercado imobiliário? Pode mandar aqui pra gente, o Blog dos Imóveis Responde!

Clique aqui e envie a sua dúvida: Blog dos Imóveis Responde