Os bancos tem divulgado muito os seus novos tipos de financiamento imobiliário, com taxas que variam de acordo com o IPCA. Mas o que isso quer dizer de verdade?
Confira o conteúdo que você vai encontrar este artigo:
Vamos começar pelo básico: O que é IPCA?
O Índice de Preços do Consumidor Amplo – IPCA – é um valor calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é mais conhecido como o índice de inflação oficial do governo.
O IPCA é calculado de acordo com o preço médio do consumo de produtos e serviços pela população. A sua variação percentual positiva, ou seja, um aumento generalizado no custo de produtos e serviços em um determinado período, é o que chamamos de inflação.
O governo definiu uma cesta de produtos e serviços de acordo com a média de consumo da população brasileira, que vai desde ítens de alimentação e cuidados pessoais a transporte e habitação. Resumindo: se os preços sobem, a inflação sobe; se os preços caem, a inflação cai.
O IBGE mede o índice IPCA calculando o custo de vida médio das famílias com renda média entre 1 e 40 salários mínimos, em 13 áreas urbanas do país. Os preços atuais são comparados aos preços do mês anterior e o índice é divulgado mensalmente.
O Governo federal usa o IPCA como índice de juros oficial e referência como meta de inflação. Em 2019, a inflação está projetada para ficar abaixo de 3,6%. Em 2020, a inflação está projetada em 3,80%.
Financiamento IPCA
Quando um banco anuncia que você pode fazer um financiamento imobiliário atrelado ao IPCA, quer dizer que, nas suas parcelas, você vai pagar uma taxa fixa, determinada pelo banco, mais o valor do índice IPCA.
Você tem alguma dúvida sobre imóveis, crédito e mercado imobiliário? Pode mandar aqui pra gente, o Blog dos Imóveis Responde!
Clique aqui e envie a sua dúvida: Blog dos Imóveis Responde
Leia também: Caixa lança linha de crédito imobiliário atualizada pelo IPCA
Financiamento Imobiliário IPCA, como funciona
Blog dos Imóveis
Um portal de conhecimento direcionado ao mercado imobiliário e relacionados, que espera levar ao público, empresários e investidores informações pertinentes e relevantes sobre o mercado de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, Litoral e Distrito Federal.