IRPF 2021: Vendi um imóvel, preciso declarar no Imposto de Renda?

IRPF 2021: Vendi um imóvel, preciso declarar no Imposto de Renda?

IRPF Vendi um imóvel, preciso declarar no Imposto de Renda?

IRPF Vendi um imóvel, preciso declarar no Imposto de Renda?

Imóvel no Imposto de Renda | Será que eu preciso declarar imposto de renda em 2021? O contribuinte deve observar duas coisas básicas na hora de saber se precisa fazer a declaração de imposto de renda ou não: sua renda e seu patrimônio.

Precisam obrigatoriamente entregar a declaração de imposto de renda as pessoas que:

Faça agora a simulação de financiamento do seu imóvel
  • Receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano anterior;
  • Receberam rendimentos isentos, não-tributáveis e tributados na fonte, cuja soma tenha sido superior a 40 mil reais;
  • Quem possui bens (carros, imóveis) e direitos que, somados, valem mais de 300 mil reais;
  • Quem realizou operações em bolsa de valores;
  • Quem teve ganho de capital (lucro) ao longo do ano.

Ou seja, quem possui um patrimônio de bens e imóveis acima de 300 mil reais, ou vendeu um imóvel com lucro durante o ano, precisa enviar a declaração de imposto de renda.

Imóveis são declarados na ficha Bens e Direitos, onde deve ser observado na matrícula do imóvel como ele está registrado na escritura e selecionar o código correspondente no aplicativo do IRPF 2021.

Fazer a Declaração de Imposto de Renda não quer dizer PAGAR o Imposto de Renda

Existe muita confusão entre os termos que envolvem a declaração do imposto de renda. Declarar o IRPF 2021 não quer dizer necessariamente que você vai ter que pagar o IRPF 2021.

Leia também: Como declarar imóvel de valor acima do seu rendimento no Imposto de Renda

Para quem possui um imóvel registrado no CPF, conforme os critérios já comentados acima, é obrigatória a declaração do imposto de renda.

Porém, você só paga o imposto de renda se você vender um imóvel com lucro. Por exemplo, se você comprou um imóvel por 100 mil reais e vendeu por 200 mil, haverá cobrança de imposto de renda, já que houve ganho de capital nessa transação.

O imposto de renda será calculado sobre o valor do lucro da transação. Ou seja, se houve um lucro de 100 mil reais na venda desse imóvel, a cobrança será feita de acordo com esse valor.

O que é Ganho de Capital?

Quando você vende algum bem, e esse bem tem um valor superior a 35 mil reais, você precisa declarar o ganho de capital.

Por exemplo, se você comprou um carro por 40 mil reais e vendeu por 50 mil, você teve um ganho de 10 mil reais. Você terá que pagar 15% sobre esses 10 mil, ou seja, seu imposto de renda será de R$ 1500,00.

Com os imóveis, existe uma regra: quando você vende um imóvel, você tem até 180 dias para usar esse dinheiro para comprar outro imóvel residencial. Se você usar o dinheiro da venda para comprar outro imóvel, mesmo tendo lucro com essa venda, você não vai precisar pagar o Imposto de Renda.

Mas, mesmo assim, você precisa entregar a declaração.

Leia também: Autônomo sem declaração de IR pode financiar imóvel? Blog dos Imóveis Responde

_

Você tem mais alguma dúvida sobre o Imposto de Renda, financiamento de imóvel, ou algum outro assunto do mercado imobiliário? Mande a sua pergunta para o Blog dos Imóveis que responderemos para você!

Clique aqui e mande a sua pergunta – Blog dos Imóveis Responde