Consórcio ou financiamento, qual a melhor opção?

Consórcio ou financiamento, qual a melhor opção?

Se você está se preparando para comprar o imóvel dos sonhos, deve começar pelas maneiras de realizar essa conquista. A pergunta mais importante desse processo é qual seria a melhor forma de pagamento: consórcio ou financiamento, qual é a melhor opção?

Se você está se preparando para comprar o imóvel dos sonhos, deve começar pelas maneiras de realizar essa conquista. A pergunta mais importante desse processo é qual seria a melhor forma de pagamento: consórcio ou financiamento, qual é a melhor opção?

Se você está se preparando para comprar o imóvel dos sonhos, deve começar pelas maneiras de realizar essa conquista. A pergunta mais importante desse processo é qual seria a melhor forma de pagamento: consórcio ou financiamento, qual é a melhor opção?

E a resposta para essa dúvida que pertencem a muitas pessoas que desejam iniciar o processo de compra, varia de acordo com as possibilidades de cada pessoa.

Faça agora a simulação de financiamento do seu imóvel

E se quer entender se para você é melhor consórcio ou financiamento, continue a ler e descubra logo abaixo!

O que é o consórcio e o que é o financiamento?

Ambos são modalidades e opções de pagamento válidas para a aquisição de um bem. E no caso, iremos falar especificamente do consórcio e financiamento imobiliário.

Tanto o consórcio quanto o financiamento imobiliário servem para quem deseja comprar uma casa, um apartamento e dependendo até comprar terrenos e pagar pela construção ou reforma.

Mas apesar de similares em alguns pontos, possuem uma grande diferença na hora da contratação e no bolso a longo prazo!

Diferenças entre o consórcio e financiamento

Para entender melhor as diferenças entre as modalidades, primeiro é necessário saber sobre cada uma delas de forma única. Então vamos lá:

O que é o financiamento?

O financiamento é uma das formas mais conhecidas para a compra de bens e serviços. Isso porque até o famoso carnê de prestações, é uma forma de financiar algo.

Porém o financiamento imobiliário é um pouco mais burocrático e exige uma série de requisitos e documentos. E só a partir da liberação do crédito é possível financiar o pagamento do imóvel.

Simplificando a modalidade: o financiamento é uma espécie de acordo contratual feito entre o cliente comprador e a instituição financeira. O comprador escolhe o imóvel, compra e contrata a instituição para pagar o valor total da dívida.

E assim, o comprador fica com a dívida pendente a instituição financeira, onde essa irá colocar suas taxas, juros e demais custos. O que prolonga e encarece o valor real do bem comprado.

O que é o Consórcio?

O consórcio, assim como o financiamento, também é uma modalidade para pagamento da compra de um bem.

A grande diferença entre as opções, é que no consórcio, primeiro se inicia o pagamento do plano para a instituição financeira e só depois se compra o bem com o valor cedido através de uma carta de crédito.

Simplificando a modalidade: o consórcio nada mais é do que um grupo de pessoas que possuem o mesmo desejo de compra. Essas, se unem a uma instituição financeira, que reúnem em um grupo com o mesmo objetivo de aquisição para iniciar o pagamento das parcelas e assim aproveitar a intenção de compra e dos custos mais baixos do que o financiamento.

A vantagem do consórcio para o financiamento, é que não possui juros e as taxas são mais em conta.

Tipos de consórcios

Há vários modelos de consórcio disponíveis para a compra dos mais variados tipos de itens e serviços. Com o consórcio você pode se planejar para comprar um carro, uma casa, viagens, cirurgias e muitas outras opções.

Como visto acima, é uma modalidade onde primeiro é necessário realizar o pagamento. Só então terá o dinheiro necessário para a compra de bens e serviços através da carta de crédito.

E para a compra de casas, terrenos e apartamentos, é pelo consórcio imobiliário que você deve procurar. Mas saiba que não é apenas para isso que serve o consórcio imobiliário. Veja a seguir:

O  que fazer com o Consórcio Imobiliário

Muitos ainda não sabem, mas com o consórcio imobiliário é possível fazer muito mais além do que apenas comprar uma casa ou um apartamento.

Com ele ainda é possível:

  • Comprar casas, apartamento ou terrenos;
  • Quitar financiamentos;
  • Pagar pelas chaves do imóvel na planta;
  • Construir em terrenos já adquiridos;
  • Reformar casas;

Ou, planejar a aposentadoria com uma renda extra em bens imobiliários. E ainda dentro das possibilidades, é possível ter consórcios simultâneos.

Então, se deseja comprar um terreno e também construir, pode utilizar dois ou mais consórcios, dependendo, para realizar o seu sonho do seu jeito.

Agora vamos entender melhor como tudo isso é possível!

Saiba como funciona o Consórcio Imobiliário

No consórcio imobiliário você paga parcelas mensais, mas sem todos os juros do financiamento. Você também pode escolher o plano que mais se adequa a sua realidade financeira.

Dentro do período do plano, no caso, o prazo do pagamento, ocorrem os sorteios mensais que contemplam por mês alguns integrantes do grupo para poder pegar a carta de crédito com antecedência.

Ou seja, você pode estar pagando apenas a 5ª parcela, mas já ser sorteado para poder utilizar a carta de crédito na aquisição do seu imóvel. No entanto, é interessante entender a porcentagem liberada para uso de cada instituição financeira.

E ainda, para ajudar na contemplação da carta, é possível dar lances – que nada mais são adiantamentos de parcelas – para que consiga “sair na frente” nos sorteios. E nesses casos, você pode usar até o seu FGTS.

Afinal, o que é melhor: consórcio ou financiamento?

No quesito financeiro, entre consórcio ou financiamento, escolha o primeiro. No consórcio imobiliário não há a necessidade de entrada ou taxa de adesão e não possui juros ao longo prazo.

Mas, se quiser algo “pra já” a melhor opção é o financiamento. Com o consórcio você pode ser contemplado em meses ou anos, o que seria adequado apenas para quem pode esperar e realizar a compra do imóvel de forma planejada.

Falando em burocracias, o financiamento possui muito mais exigências que o consórcio para ser aprovado. Será necessário ter o potencial de compra de acordo com o valor do imóvel. Já o consórcio tem aquisição facilitada e não pede comprovação de renda.

E ainda com o consórcio é possível quitar o seu financiamento e eliminar de vez os juros que prolongam a dívida e fazem o valor total duplicar. Além de ser possível pagar pelas chaves do apartamento na planta.

Ambas as opções possuem vantagens e desvantagens e é importante avaliar o seu momento e as necessidades na hora de comprar um imóvel.

 

Fonte: www.lopes.com.br/blog/mercado-imobiliario/consorcio-ou-financiamento-qual-e-o-melhor-para-comprar-um-imovel/#respond