Casa ou Apartamento, qual imóvel combina mais comigo?

Casa ou Apartamento, qual imóvel combina mais comigo?

Casa ou apartamento?

Casa ou apartamento?

Casa ou apartamento? Se você está em dúvida sobre qual imóvel comprar ou nunca haia pensado nisso, segue uma lista de prós e contras de cada um, para ajudar na sua escolha.

Para quem está em busca de um imóvel para chamar de seu, conhecer as vantagens e as desvantagens de morar em casa ou apartamento é fundamental. Só assim é possível se decidir e ter a certeza de fazer a melhor escolha para o seu futuro e da sua família.

Para saber quais fatores devem ser levados em consideração antes de tomar uma decisão tão importante, acompanhe este post e tire todas as suas dúvidas!

Afinal, o que é melhor pra mim: casa ou apartamento?

Para acertar na escolha, é preciso conhecer as características de cada tipo de morada, avaliando qual atenderia melhor ao seu estilo de vida.

Mas atenção: nessa hora, mais do que considerar apenas as necessidades do presente, é essencial antever os anseios futuros. Por isso, pense bem e avalie as principais diferenças.

Segundo o diretor de condomínios e jurídico da imobiliária Primar Administradora de Bens, Carlos Samuel de Oliveira Freitas, tal escolha é pessoal e depende de variáveis como espaço, segurança, opções de lazer e conforto. “Antes de fechar qualquer negócio, analise as vantagens e desvantagens que cada moradia oferece, e escolha a opção que melhor combina com suas necessidades e expectativas”, aconselha.

Espaço

Uma das principais características de uma residência em casa é o espaço que geralmente é bem maior. Dependendo do terreno é possível fazer múltiplas moradias, fazer alterações na planta do imóvel ou criar uma casa maior e que tenha diversas dependências.

Há também a vantagem de ter um quintal que é muito útil para diversas coisas. Quem gosta de jardinagem ou espaço para fazer uma horta orgânica e outros usos, sem dúvida a casa é a melhor alternativa.

Multiuso

A casa tem ainda a característica de ser multiuso, ou seja, dá para fazer dela moradia e as vezes empresa junto. Escritórios anexos, oficinas, salão de beleza, entre outras atividades geralmente é possível.

Especialmente no Brasil este tipo de uso é comum onde a pessoa agrega moradia e comércio ou escritório em um mesmo espaço. Apesar de haver pontos a se discutir sobre isso, não deixa de ser uma alternativa para diversos tipos de pessoas que exercem algumas atividades profissionais onde é mais propício esta aplicação.

Vagas de garagem

Em um mundo abarrotado de automóveis, não é só nas ruas que os espaços ficam disputados por carros, isto também acontece nas garagens. Muitas casas permite a entrada de vários automóveis ao contrário dos apartamentos onde essas vagas são limitadas e fixas.

A possibilidade de ter múltiplas garagens é um diferencial enorme hoje. Lembro de certa ocasião em que estávamos procurando uma casa para comprar e na região que queríamos era um bairro bem antigo e muitas casas bem localizadas e interessantes não tinham garagem. Era um balde de água fria em nossas pretensões.

Independência

Outra característica importante é a independência do imóvel. Você pode fazer reformas com mudanças estruturais, pode aumentar a cozinha, fazer mais um quarto, uma varanda, dobrar o tamanho da lavanderia, entre outras mudanças. Desde que o terreno e a planta do imóvel permitam. No caso de apto isto não acontece e você terá sempre o mesmo espaço.

Taxa de condomínio

Apesar de existir muitas casas em condomínios fechados e que cobram taxas, a maioria ainda é em bairro aberto. Muitas pessoas alegam que pagar taxa de condomínio é o mesmo que pagar aluguel. Não é, mas isto é uma vantagem de morar em casa e em bairro aberto. Não ter taxas fixas de serviços para pagar.

Segurança

A segurança sempre é invocada para defender a opção por apto. De fato é um fator favorável, especialmente se você tiver uma portaria monitorada e controle de acesso ao prédio. Este é um diferencial importante hoje onde as ruas não são seguras e a busca por moradias que proporcione mais segurança é um fator constante. É claro que isso não garante 100% de segurança, mas ajuda.

Localização

Morar um local privilegiado as vezes é complicado, isto porque são locais caros e comprar uma casa em regiões centrais das cidades ou em regiões próximas a centros comerciais, por exemplo, pode custar muito dinheiro e as opções são poucas. Geralmente nesses locais os apartamentos são mais comuns o que facilita encontrar esse tipo de imóvel seja para compra ou locação.

Morar em regiões bem privilegiadas é algo que as pessoas prezam muito, afinal se eu conseguir me livrar do trânsito para ir ao trabalho, escola ou outro lugar já é um ganho enorme. Também tem a questão de estar perto de tudo e ter uma vizinhança mais parecida com o seu perfil. Tudo isso é levando em conta e nesses aspectos os apartamentos geralmente atendem bem.

Fontes:
Tenda
Uol Economia
Casas Dicas