Pular para o conteúdo

Prazo e obrigatoriedade da declaração de Dimob em 2024

Prazo e obrigatoriedade da declaração de Dimob em 2024

A Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob) é uma obrigação anual que deve ser cumprida por empresas e pessoas físicas que exerçam atividades relacionadas ao mercado imobiliário. Através da Dimob, é necessário informar à Receita Federal detalhes sobre as operações imobiliárias realizadas no ano anterior.

No ano de 2024, o prazo para a entrega da Dimob será até o dia 29 de fevereiro. É importante ficar atento a possíveis mudanças nas datas, que podem ocorrer de acordo com a legislação vigente.

Mas quem realmente precisa fazer a declaração? Aqueles que se enquadram nas seguintes situações:

1. Pessoas jurídicas que comercializaram imóveis que houverem construído, loteado ou incorporado para venda.
2. Pessoas jurídicas que intermediaram a venda, locação, sublocação, arrendamento, subarrendamento ou administração de imóveis de terceiros.
3. Pessoas jurídicas que atuaram como incorporadoras, nos casos em que tenham vendido unidades integrantes de prédio construído para esse fim.
4. Imobiliárias e corretoras de imóveis.
5. Pessoas físicas que comercializaram imóveis construídos, loteados ou incorporados para venda.
6. Pessoas físicas que intermediaram a venda, locação, sublocação, arrendamento, subarrendamento ou administração de imóveis de terceiros, em quantidade superior a três unidades no ano-calendário.

É importante ressaltar que a não entrega ou atraso na entrega da Dimob pode resultar em multas e penalidades por parte do Fisco, por isso é fundamental ficar atento aos prazos estabelecidos.

Para facilitar o cumprimento dessa obrigação, é recomendado utilizar um sistema de gestão imobiliária ou contar com o auxílio de um profissional contábil especializado nessa área. Dessa forma, é possível garantir a entrega correta e dentro do prazo da Dimob, evitando problemas futuros.

LEIA  Banco do Brasil anuncia financiamento imobiliário com taxas vinculadas ao prazo de operação

Portanto, se você se enquadra em alguma das situações mencionadas acima, fique atento ao prazo de entrega da Dimob em 2024 e certifique-se de cumprir essa obrigação conforme as regras estabelecidas pela Receita Federal.