Casa ou apartamento? Se você está em dúvida sobre qual imóvel comprar ou nunca haia pensado nisso, segue uma lista de prós e contras de cada um, para ajudar na sua escolha.
Para quem está em busca de um imóvel para chamar de seu, conhecer as vantagens e as desvantagens de morar em casa ou apartamento é fundamental. Só assim é possível se decidir e ter a certeza de fazer a melhor escolha para o seu futuro e da sua família.
Para saber quais fatores devem ser levados em consideração antes de tomar uma decisão tão importante, acompanhe este post e tire todas as suas dúvidas!
Confira o conteúdo que você vai encontrar este artigo:
Afinal, o que é melhor pra mim: casa ou apartamento?
Para acertar na escolha, é preciso conhecer as características de cada tipo de morada, avaliando qual atenderia melhor ao seu estilo de vida.
Mas atenção: nessa hora, mais do que considerar apenas as necessidades do presente, é essencial antever os anseios futuros. Por isso, pense bem e avalie as principais diferenças.
Segundo o diretor de condomínios e jurídico da imobiliária Primar Administradora de Bens, Carlos Samuel de Oliveira Freitas, tal escolha é pessoal e depende de variáveis como espaço, segurança, opções de lazer e conforto. “Antes de fechar qualquer negócio, analise as vantagens e desvantagens que cada moradia oferece, e escolha a opção que melhor combina com suas necessidades e expectativas”, aconselha.
Espaço
Uma das principais características de uma residência em casa é o espaço que geralmente é bem maior. Dependendo do terreno é possível fazer múltiplas moradias, fazer alterações na planta do imóvel ou criar uma casa maior e que tenha diversas dependências.
Há também a vantagem de ter um quintal que é muito útil para diversas coisas. Quem gosta de jardinagem ou espaço para fazer uma horta orgânica e outros usos, sem dúvida a casa é a melhor alternativa.
Multiuso
A casa tem ainda a característica de ser multiuso, ou seja, dá para fazer dela moradia e as vezes empresa junto. Escritórios anexos, oficinas, salão de beleza, entre outras atividades geralmente é possível.
Especialmente no Brasil este tipo de uso é comum onde a pessoa agrega moradia e comércio ou escritório em um mesmo espaço. Apesar de haver pontos a se discutir sobre isso, não deixa de ser uma alternativa para diversos tipos de pessoas que exercem algumas atividades profissionais onde é mais propício esta aplicação.
Vagas de garagem
Em um mundo abarrotado de automóveis, não é só nas ruas que os espaços ficam disputados por carros, isto também acontece nas garagens. Muitas casas permite a entrada de vários automóveis ao contrário dos apartamentos onde essas vagas são limitadas e fixas.
A possibilidade de ter múltiplas garagens é um diferencial enorme hoje. Lembro de certa ocasião em que estávamos procurando uma casa para comprar e na região que queríamos era um bairro bem antigo e muitas casas bem localizadas e interessantes não tinham garagem. Era um balde de água fria em nossas pretensões.
Independência
Outra característica importante é a independência do imóvel. Você pode fazer reformas com mudanças estruturais, pode aumentar a cozinha, fazer mais um quarto, uma varanda, dobrar o tamanho da lavanderia, entre outras mudanças. Desde que o terreno e a planta do imóvel permitam. No caso de apto isto não acontece e você terá sempre o mesmo espaço.
Taxa de condomínio
Apesar de existir muitas casas em condomínios fechados e que cobram taxas, a maioria ainda é em bairro aberto. Muitas pessoas alegam que pagar taxa de condomínio é o mesmo que pagar aluguel. Não é, mas isto é uma vantagem de morar em casa e em bairro aberto. Não ter taxas fixas de serviços para pagar.
Segurança
A segurança sempre é invocada para defender a opção por apto. De fato é um fator favorável, especialmente se você tiver uma portaria monitorada e controle de acesso ao prédio. Este é um diferencial importante hoje onde as ruas não são seguras e a busca por moradias que proporcione mais segurança é um fator constante. É claro que isso não garante 100% de segurança, mas ajuda.
Localização
Morar um local privilegiado as vezes é complicado, isto porque são locais caros e comprar uma casa em regiões centrais das cidades ou em regiões próximas a centros comerciais, por exemplo, pode custar muito dinheiro e as opções são poucas. Geralmente nesses locais os apartamentos são mais comuns o que facilita encontrar esse tipo de imóvel seja para compra ou locação.
Morar em regiões bem privilegiadas é algo que as pessoas prezam muito, afinal se eu conseguir me livrar do trânsito para ir ao trabalho, escola ou outro lugar já é um ganho enorme. Também tem a questão de estar perto de tudo e ter uma vizinhança mais parecida com o seu perfil. Tudo isso é levando em conta e nesses aspectos os apartamentos geralmente atendem bem.
Fontes:
Tenda
Uol Economia
Casas Dicas
Blog dos Imóveis
Um portal de conhecimento direcionado ao mercado imobiliário e relacionados, que espera levar ao público, empresários e investidores informações pertinentes e relevantes sobre o mercado de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, Litoral e Distrito Federal.