Pular para o conteúdo

Primeiro trimestre aponta alta demanda por imóveis em Barreiras-BA

A alta procura no mercado imobiliário em Barreiras, oeste da Bahia, só confirma que a cidade é um dos principais centros comerciais do estado.

Barreiras é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, Região Nordeste do país. Sua população estimada em 2021 era de 158 432 habitantes,[5] sendo assim, o nono município mais populoso do estado e o 16º do interior da Região Nordeste.

Pertence às regiões intermediária e imediata de Barreiras. É cortada pelo Rio Grande, principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco, e é atravessada por três rodovias federais sendo elas a BR 020, a BR 135 e a BR 242 tornando-a no principal entroncamento rodoviário da região. Faz fronteira com os municípios de Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Cristópolis, Angical, Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto, Novo Jardim (TO) e Ponte Alta do Bom Jesus (TO).

Barreiras cada vez mais tem se fortalecido economicamente dado ao seu desenvolvimento em segmentos e setores diversificados dando-lhe um ritmo de desenvolvimento mais acentuado, sustentável e seguro, com fornecimento de serviços diversos (com destaque na educação e saúde), comércio pujante e agronegócio, forte incremento imobiliário e em construção civil, entre outros segmentos que complementam entre si.

A cidade possui o terceiro maior IDH do estado da Bahia com média de 0,721 atrás apenas de Salvador e Lauro de Freitas, além de ter o segundo maior do interior da Região Nordeste atrás apenas de Imperatriz, no Maranhão. Barreiras se destaca no Agronegócio nacional como grande produtora de algodão plantando 34 491 ha, com 40 291 ha e soja com 128 110 ha, em um total de 202 892 mil ha conforme dados da AIBA 2012.

LEIA  REURB, Qual é sua finalidade e como posso implementá-lo em minha localidade?

No que se refere á área irrigada possui 301 pivôs implantados em 33 500 ha. É importante ressaltar, possui grande potencial de expansão da área agricultável, pois do total de 7 861,762 km², se utiliza apenas 34 % dessa área ainda tendo muito que crescer de forma sustentável e ambientalmente correta na Agricultura e Pecuária.