Pensando em comprar um apartamento na planta? Confira 5 dicas que irão te ajudar antes de fechar negócio.
De acordo com o censo da moradia, produzido pelo Datafolha em parceria com o QuintoAndar, os brasileiros colocam a casa própria acima da religião, filhos e casamento. Segundo a pesquisa, 87% dos brasileiros sonham em ter um imóvel para chamar de seu, priorizando a casa ao invés de objetivos como estabilidade financeira, família, plano de saúde, negócio e/ou carro próprios.
Mas o início desse sonho começa bem antes das burocracias e transações financeiras. Por ser algo que pode mudar a vida do comprador, adquirir um imóvel exige tempo, planejamento, paciência e atenção aos detalhes para que o sonho não se torne pesadelo.
Para quem está pensando em dar esse passo da melhor forma, José Luiz Camarero Neto, sócio do grupo Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial, construtoras e incorporadoras que oferecem imóveis residenciais em mais de 40 cidades do país, traz cinco dicas que irão te ajudar na hora de comprar o seu apartamento.
Confira o conteúdo que você vai encontrar este artigo:
5 dicas que vão ajudar você antes de comprar um apartamento na planta
1 – Custos do imóvel
Além do valor fechado em contrato, que fará parte do seu financiamento, o comprador também tem que levar em consideração outros custos que envolvem a compra de um imóvel, como documentação, IPTU e o condomínio que serão cobrados mensalmente, além das manutenções que poderão ocorrer.
2 – Calcule os gastos com personalização
Apesar de ser entregue pronto, os apartamentos precisam passar por ajustes finais antes de receberem os seus moradores. Com a variação dos apartamentos no mercado, o gasto com marcenaria para a produção de móveis planejados se tornou quase que uma unanimidade entre os compradores. Além disso, caso o comprador queira personalizar o seu apartamento, deve-se levar em conta gastos com pisos e pintura que podem elevar os gastos finais.
3 – Pesquise sobre a localização
O empreendimento pode ser perfeito para você e sua família com toda a estrutura desejada, mas outro ponto importante a se levar em consideração é a localização do imóvel. A infraestrutura do bairro pode acrescentar ou diminuir o valor final do imóvel e saber o que você terá à sua disposição no seu novo lar é importante para evitar frustrações. Pontos como segurança do bairro, oferta de transporte público e comércio são pontos a serem analisados.
4 – Conheça a construtora
Saber sobre a construtora é fundamental antes de fechar negócio. Pesquisar sobre o prazo de entrega, histórico e qualidade dos empreendimentos feito pelas construtoras e incorporadoras também deve estar no radar do comprador. É muito comum ouvir relatos de clientes que ficaram na mão e viram seu sonho cada vez mais distante por conta dos atrasos nas entregas das obras. Plataformas como a Reclame Aqui são boas opções de pesquisa para levantar esse histórico.
5 – Posição do apartamento
Ao comprar o apartamento na planta e com antecedência, muitas pessoas pensam logo no andar desejado, mas outro ponto muito importante é a posição do apartamento. Escolher o lado será fundamental para saber a incidência do sol e luz natural. Como o sol nasce ao leste, esta face tem mais luz natural pela manhã, enquanto a face oeste recebe mais sol durante o período da tarde. Esses pontos podem, inclusive, influenciar na valorização do imóvel por conta da quantidade de sol recebida durante o dia.
Blog dos Imóveis
Um portal de conhecimento direcionado ao mercado imobiliário e relacionados, que espera levar ao público, empresários e investidores informações pertinentes e relevantes sobre o mercado de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, Litoral e Distrito Federal.