Pular para o conteúdo

Por que construtores não se importam com a lavanderia?

Lavanderia pequena: aprenda como organizar

Se há uma área em que não é possível abrir mão, mesmo que isso custe outros espaços da casa ou do apartamento, é a lavanderia. Mas por que os construtores não se importam com a lavanderia?

É até comum encontrar uma máquina de lavar do lado do fogão e um minúsculo espaço para pendurar as roupas, numa forma de otimizar o espaço.

Mas, sabemos que visualmente não fica nada agradável. Então que tal aprender algumas maneiras de tornar esse ambiente funcional sem tirar o charme do lar?

O tamanho realmente importa?

Antes de tudo, o passo mais importante é definir ainda no projeto do seu novo lar, o espaço que será utilizado como uma lavanderia.

Deixe esse desejo bem claro à construtora ou já procure por imóveis que tenham essa área como parte da planta.

O tamanho ideal depende muito da metragem do imóvel. Como também, as suas necessidades. Por exemplo: se for uma pessoa que mora sozinha, não irá precisar de um uma área tão grande, certo?

De acordo com especialistas, o tamanho mínimo para uma lavanderia é de 3 a 4 metros quadrados. E assim, manter um espaço adequado para organizar e lavar as suas roupas.

Lavanderia pequena sim, falta de espaço, não!

Porém, nem sempre é possível dispor de uma grande área para isso. Portanto saiba que uma lavanderia pequena, não precisa ser sinônimo de falta de espaço.

LEIA  Incentivo ao Minha Casa Minha Vida é aprovado no Senado

É possível organizar a lavanderia de um jeito que consiga otimizar o ambiente e aproveitar cada um dos pequenos espaços. A primeira dica aqui é acompanhar as tendências em organização.

Olhe para a área onde definiu que será a sua lavanderia e veja onde está a maior parte livre. Se for nas paredes, por exemplo, colocando prateleiras você ganhará mais espaço de armazenamento na vertical.

Se houver um espaço para um armarinho, ficaria ainda mais perfeito! Mas se não tiver, sempre haverá um espacinho sobrando que possa ser aproveitado de alguma maneira.

Organize de forma prática

Falando em tendência, uma das coisas que mais tem feito sucesso entre as donas e donos de casa, são os itens que ajudam na organização.

Caixas organizadoras, dispensers, cestas e cesto, e qualquer outro modo de otimizar espaços e ajudar a deixar o lar mais charmoso.

E a dica de ouro é essa: em vez de deixar tudo solto ou espalhado em outras áreas da casa, centralize tudo o que for da lavanderia, na lavanderia e tenha um ambiente mais prático.

Por que construtores não se importam com a lavanderia?

Lavanderia pequena combina com itens móveis

Ainda falando em itens que ajudam a deixar tudo mais prático, vamos a mais uma dica!

Pensando no que mais ocupa espaço em uma lavanderia, as roupas para secar às vezes são um baita problema. Mas há um jeitinho de resolver isso.

Hoje em dia já existem vários modelos de varais que você pode deixar “invisíveis” após o uso. São eles os retráteis, que quando fechados ficam apenas em uma parede e até os varais de chão.

Assim, você não precisa ficar com a visão dos fios que muitas vezes atrapalham a visão de uma janela. Inclusive, você pode contratar um profissional que crie um modelo de varal do tamanho e do jeito que precisa.

LEIA  Construção civil tem recorde de lançamentos durante a pandemia

Invista no seu conforto

Maaaas… se seu espaço é menor ainda e não tem possibilidade de inserir um varal de chão sequer, não se preocupe, a tecnologia está ao nosso favor.

As máquinas de lavar e secar são um sonho de consumo que realmente facilita a rotina corrida de qualquer um. Inclusive quando falamos de espaço.

Elas são perfeitas porque cumprem todo o ciclo, desde lavar e secar a roupa, deixando apenas a tarefa de dobrar e guardar.

A vantagem da máquina de lavar para lavanderias pequenas, é que basta apenas o espaço da máquina. Em alguns casos, ela até pode ser deixada no banheiro, já que só precisa de uma entrada e saída de água.

Lavanderia compartilhada

Agora, se nenhuma das opções faz tanto sentido para você, fique tranquilo! Nem tudo está perdido!

Com a tendência de compartilhamento, saiba que as lavanderias agora fazem parte de projetos inovadores como área comum em condomínios.

Elas já são equipadas com máquinas modernas e você só precisa levar os seus produtos. Ou seja, não é necessário ceder nem um metro sequer do seu apartamento.

Por outro lado, precisará se organizar melhor para dividir uma lavanderia com outras pessoas. E também, não são todos os condomínios que já possuem essa área.

Fonte: www.lopes.com.br/blog/na-minha-vida/arrumando-a-casa/lavanderia-pequena-aprenda-como-organizar

Marcações: