Pular para o conteúdo

IRPF 2024: Vendi um imóvel, preciso declarar no Imposto de Renda?

IRPF Vendi um imóvel, preciso declarar no Imposto de Renda?

Imóvel no Imposto de Renda | Será que eu preciso declarar imposto de renda em 2024? O contribuinte deve observar duas coisas básicas na hora de saber se precisa fazer a declaração de imposto de renda ou não: sua renda e seu patrimônio.

Precisam obrigatoriamente entregar a declaração de imposto de renda as pessoas que:

  • Receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano anterior;
  • Receberam rendimentos isentos, não-tributáveis e tributados na fonte, cuja soma tenha sido superior a 40 mil reais;
  • Quem possui bens (carros, imóveis) e direitos que, somados, valem mais de 300 mil reais;
  • Quem realizou operações em bolsa de valores;
  • Quem teve ganho de capital (lucro) ao longo do ano.

Ou seja, quem possui um patrimônio de bens e imóveis acima de 300 mil reais, ou vendeu um imóvel com lucro durante o ano, precisa enviar a declaração de imposto de renda.

Imóveis são declarados na ficha Bens e Direitos, onde deve ser observado na matrícula do imóvel como ele está registrado na escritura e selecionar o código correspondente no aplicativo do IRPF.

Fazer a Declaração de Imposto de Renda não quer dizer PAGAR o Imposto de Renda

Existe muita confusão entre os termos que envolvem a declaração do imposto de renda. Declarar o IRPF não quer dizer necessariamente que você vai ter que pagar o IRPF.

Leia também: Como declarar imóvel de valor acima do seu rendimento no Imposto de Renda

LEIA  Gen Z vem impulsionando o cenário imobiliário

Para quem possui um imóvel registrado no CPF, conforme os critérios já comentados acima, é obrigatória a declaração do imposto de renda.

Porém, você só paga o imposto de renda se você vender um imóvel com lucro. Por exemplo, se você comprou um imóvel por 100 mil reais e vendeu por 200 mil, haverá cobrança de imposto de renda, já que houve ganho de capital nessa transação.

O imposto de renda será calculado sobre o valor do lucro da transação. Ou seja, se houve um lucro de 100 mil reais na venda desse imóvel, a cobrança será feita de acordo com esse valor.

O que é Ganho de Capital?

Quando você vende algum bem, e esse bem tem um valor superior a 35 mil reais, você precisa declarar o ganho de capital.

Por exemplo, se você comprou um carro por 40 mil reais e vendeu por 50 mil, você teve um ganho de 10 mil reais. Você terá que pagar 15% sobre esses 10 mil, ou seja, seu imposto de renda será de R$ 1500,00.

Com os imóveis, existe uma regra: quando você vende um imóvel, você tem até 180 dias para usar esse dinheiro para comprar outro imóvel residencial. Se você usar o dinheiro da venda para comprar outro imóvel, mesmo tendo lucro com essa venda, você não vai precisar pagar o Imposto de Renda.

Mas, mesmo assim, você precisa entregar a declaração.

Leia também: Autônomo sem declaração de IR pode financiar imóvel? Blog dos Imóveis Responde

_

Você tem mais alguma dúvida sobre o Imposto de Renda, financiamento de imóvel, ou algum outro assunto do mercado imobiliário? Mande a sua pergunta para o Blog dos Imóveis que responderemos para você!

LEIA  Descubra o Índice de Inadimplência na Locação do Seu Estado

Clique aqui e mande a sua pergunta – Blog dos Imóveis Responde