Pular para o conteúdo

O que é Fundo de Investimento Imobiliário – FII

O que é Fundo de Investimento Imobiliário - FII

FII – Fundo de Investimento Imobiliário, o que é? Você já deve ter visto anúncios ou perfis em redes sociais falando sobre “como receber aluguel sem ter um imóvel”, ou investir em imóveis sem precisar imobilizar uma grande quantia em dinheiro. Isso é realmente possível quando você investe em fundos imobiliários, os mais novos queridinhos dos investidores.

Um Fundo de Investimento Imobiliário é a forma mais rápida e rentável de fazer aplicações em imóveis sem precisar de valores muito expressivos, já que existem cotas de FII a partir de 10 reais, gerando renda mensal para seus cotistas.

FII – Fundo de Investimento Imobiliário, como investir em imóveis sem comprar um imóvel

Fundos Imobiliários são uma forma de investir em imóveis sem precisar comprar uma casa, um apartamento, um lote, com valores muito baixos, recebendo rendimentos mensais, uma espécie de “aluguel”. São a forma mais simples de você ter acesso a imóveis, virando dono de um pedaço de um imóvel através de um fundo, tornando-se sócio até mesmo de um conjunto de lojas.

Existem mais de 100 fundos imobiliários listados na Bolsa Brasil Balcão – B3, a Bolsa de Valores Brasileira. A lista completa você pode conferir no site da B3.

LEIA  Quanto custa morar perto do metrô em São Paulo

Confira a definição de Fundos de Investimento Imobiliário feita pelo Brasil Bolsa Balcão:

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em ativos relacionados ao mercado imobiliário. Cabe ao administrador, uma instituição financeira específica, constituir o fundo e realizar o processo de captação de recursos junto aos investidores através da venda de cotas.

Os recursos captados na venda das cotas poderão ser utilizados para a aquisição de imóveis rurais ou urbanos, construídos ou em construção, destinados a fins comerciais ou residenciais, bem como para a aquisição de títulos e valores mobiliários ligados ao setor imobiliário, tais como cotas de outros FIIs, Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), ações de companhias do setor imobiliário etc.

Você recebe aluguel de fundos imobiliários

Quando você compra uma cota de um fundo imobiliário, você pode estar comprando um pedaço de um complexo de imóveis que, muitas vezes, estarão alugados. Como os locatários destes imóveis estão pagando aluguel mensalmente, quem é dono de uma cota desse complexo de imóveis também recebe o valor referente do aluguel.

Rendimento do FII é isento de Imposto de Renda

Para Pessoa Física, o rendimento do FII é isento de Imposto de Renda. Ao contrário do que acontece com o recebimento de aluguéis provenientes de um imóvel.

Você precisa declarar os investimentos em Fundos Imobiliários, mas os rendimentos que você recebe são isentos. Mas atenção: se você vender a sua cota FII e tiver lucro, este lucro terá a incidência de 20% de imposto.

Você pode vender a sua cota a qualquer momento

As FIIS são negociadas na bolsa de valores da mesma forma que as ações, no home broker ou painel da sua corretora. Portanto, você pode vender as suas cotas no momento que você precisar do dinheiro.

LEIA  Melhore a gestão do seu negócio imobiliário com um CRM eficiente

Este é mais uma das vantagens de investir em Fundos Imobiliários em relação à comprar um imóvel. O seu dinheiro não fica imobilizado à espera de um comprador. Você vende a sua cota à qualquer momento e poderá ter o valor disponível em até 2 dias na conta da sua corretora.

Em quantos FIIs eu posso investir?

Estão listados da B3 mais de 200 FIIs, de diversos setores, com diversos ativos. Você deve escolher de acordo com o seu perfil de investimento, analisando, pesquisando e filtrando aqueles que fazem mais sentido para você.

Além de analisar os números atuais do Fundo de Investimento Imobiliário escolhido, é indispensável olhar também o histórico desse FII. Por exemplo, hoje ele pode estar pagando rendimentos elevados, mas é necessário verificar se esse valor é usual ou aconteceu algo diferente do histórico desse fundo.

Condições de compra na Oferta Pública de FII

Na hora de reservar uma cota de Oferta Pública de FII, a corretora pode apresentar 3 opções de condição para confirmar a sua compra. Saiba o que significa cada uma delas:

Reserva condicionada a colocação total da oferta base – significa que sua reserva só será aceita se o valor da oferta TOTAL for atingido, incluindo os lotes adicionais e suplementares.

Proporcional ao atingimento da oferta base – se atingir a quantidade proposta da oferta, sua reserva será efetivada.

Condicionada ao valor mínimo da oferta – toda oferta tem um valor mínimo, e neste caso, sua reserva “só” será aceita se este valor for atingido.

Se você não selecionar alguma condicionante, a compra será efetuada na data definida.

_

Você tem mais alguma dúvida sobre o Imposto de Renda, financiamento de imóvel, Comprar Imóvel na Planta, Investimentos, Programa Minha Casa Minha Vida ou algum outro assunto do mercado imobiliário? Mande a sua pergunta para o Blog dos Imóveis que responderemos para você!

LEIA  Preciso pagar o seguro cobrado na parcela do Minha Casa Minha Vida? Blog dos Imóveis Responde

Clique aqui e mande a sua pergunta – Blog dos Imóveis Responde